Breve Apresentação dos Comandos Linux

Por que Aprender Comandos Linux?


A maioria dos servidores atualmente usam linux, portanto deve saber comandos linux pra saber o que fazer quando estiver no controle de um, afinal, sabia que a maioria(se não todos) também não tem interface gráfica? poise é, é bom se acostumar também a dominar computadores só com o teclado(com comandos) pra melhorar tanto sua familiaridade quanto sua capacidade em lidar com computadores, pode não entender agora, mas saber comandos e como eles funcionam te dá muito mais conhecimento e capacidade do que você ou eu pode listar.




O Poder

Você ganha poder sabendo comandos, com isso atualmente você já fica acima da média que so sabe copiar e colar comandos, sem falar os que nem sabem usar comandos linux, você poderá automatizar tarefas e fazer seus próprios comandos(vou ensinar isso em breve), você poderá implantar scripts em computadores como uma porta de entrada com alguns poucos comandos, sem precisar ter um pendriv com o script ou estar pesquisandos scripts pra baixar e instalar, então vamos ver alguns comandos.



Navegando na Memória

Bom a primeira coisa que tem que aprender a fazer é surfar nas pastas do computador, ver os arquivos e pastas e entrar nas pastas pra ver os arquivos delas também. bem, a primeira coisa a fazer se estiver perdido no terminal linux é digitar pwd e dar enter, ele vai te mostrar onde está, simples assim, é tipo perguntar 'onde é que eu tô?' só que com três letrinhas, e depois que tal ver as pastas e arquivos que tem onde estamos em? é so digtar ls e te mostrará, fácil né? até agora só apertamos 8 teclas e já sabemos onde estamos e o que tem no local, por fim o comando cd, que basicamente diz: 'Me leve para ....' os pontinhos são o endereço que quer ir, por exemplo quer ir pra pasta 'raiz'? digite cd / e pronto, quer ir pra Área de trabalho digite cd ~/Desktop, e pronto você já tem o suficiente para navegar nas pastas.



Modificando a Memória

Bom, já aprendemos a navegar na memória, agora vamos aprender a modificar a memória. Bom, caso queira remover algum arquivo, o log do computador por exemplo(pra não deixar tantos rastros) basta digitar rm [endereço do log] e puff, some, caso seja desconfiado da um ls la na pasta e verá, e o melhor! não se preocupe que não vai pra lixeira.
ATENÇÃO: O comando rm é perigoso, use com cautela quando estiver explorando ele e fazendo seus testes, um dos comandos proibidos do linux é rm /* pra super usuário(root), ou sudo rm /* para baixo acesso(vai precisar da senha), o pior é que esse comando pode sim ser digitado por engano, por exemplo caso esteja em uma pasta x e deseja remover todos os arquivos dela, o comando seria rm ./* e se esquecer do pontinho vai ter uma experiência um tanto desagradável rs.
Bom, vamos da destruição a criação, para criar uma pasta usa-se mkdir [pasta], simples assim, e para criar um arquivo usamos touch [arquivo], e nesse arquivo você pode criar um script e torná-lo executável com o comando chmod +x [arquivo].



Importante

É importante não se apegar em decorar os comandos e sim em usá-los, ao longo do tempo você vai decorar eles e te garanto que ao navegar no terminal ou criar scripts vai ser muito mais fluente e criativo o que somente ter um monte de comandos memorizados na cabeça, o importante é criar intimidade com comandos e entende-los, dai pra frente navegar no CMD do windows ou algum outro tipo comandos vai demorar questões de minutos pra você aprender o essencial, ah e esse post é que nem o do Python(clique aqui pra ver), te desafio a entender o que eu não expliquei e o que eu expliquei mal(foi de propósito) aprenda a achar falhas desde agora, vai deixa de preguiça, é mais fácil que achar falhas em sistemas, é só querer, comenta aqui o que faltou pro 'tutorial' ficar 'completo' em relação aos comandos que eu falei, num vai inventar comandos pra fins que nem citei aqui.

Fonte da Imagem: Diolinux

Comentários

Estou Nas Redes Sociais

Top 10 Postagens Mais Visitadas

A Linguagem Preferida dos Hackers

Kali Linux o Erro dos Principiantes

Breve Apresentação do Python

Como Sair Do Nível Lammer ou Script Kiddie

Vírus Loapi: O Predador de Noobs